Está enfrentando dificuldades para receber de clientes ou parceiros inadimplentes?
Quando alguém deixa de pagar uma dívida, há diversas estratégias que podem ser adotadas para buscar o recebimento. Confira abaixo as principais possibilidades e entenda como resolver essa situação:
As 3 etapas essenciais para cobrar seus devedores
- Cobrança Amigável: antes de tomar qualquer atitude, a cobrança amigável pode ser uma boa forma de recebimento. Isso porque por vezes o inadimplemento não ocorreu por má-fé e é possível negociar uma forma que ambas as partes fiquem satisfeitas.
2. Notificação extrajudicial: Não havendo sucesso na cobrança amigável, é possível, através de advogado, enviar uma notificação extrajudicial de cobrança, que é uma das formas mais eficazes de demonstrar seriedade na cobrança e abrir espaço para negociação.
Vantagens:
- Demonstra seriedade;
- Tem custos reduzidos em relação a um processo;
- Possui eficácia;
- Possibilidade de parcelamento ou acordos vantajosos.
3. Ação Judicial: Quando as tentativas extrajudiciais falham, é possível ingressar com uma ação judicial. Essa etapa possibilita que um juiz verifique seu direito de recebimento e intime a parte contrária a pagar, sendo possível, se necessário for, uma execução forçada, com penhora de valores ou bens do devedor para quitar a dívida.
O que se esperar de uma ação judicial?
- Reconhecimento da dívida pela Justiça;
- Determinação de prazos para pagamento;
- Possibilidade de penhora de bens, contas bancárias ou salários.
Cuidado com cobranças indevidas ou vexatórias
Embora o credor tenha o direito de cobrar o que é devido, é fundamental que a cobrança seja feita de forma ética e dentro da lei. Evite práticas como:
- Exposição pública do devedor;
- Ameaças ou constrangimentos;
- Cobranças abusivas ou insistentes.
Dicas para credores: como evitar problemas com inadimplência
- Sempre formalize contratos por escrito, detalhando as condições de pagamento e possíveis multas por atraso;
- Verifique a saúde financeira de clientes ou parceiros antes de fechar negócios;
- Estabeleça prazos claros e acompanhe o cumprimento dos acordos;
- Mantenha registros de todas as transações e comunicações com o devedor.
Até mais, e continue acompanhando nossas dicas.