Como cobrar devedores de forma legal e eficiente?

Está enfrentando dificuldades para receber de clientes ou parceiros inadimplentes? Este passo a passo pode lhe ajudar!

Quando alguém deixa de pagar uma dívida, há diversas estratégias que podem ser adotadas para buscar o recebimento. Confira abaixo as principais possibilidades e entenda como resolver essa situação:

As 3 etapas essenciais para cobrar seus devedores

Cobrança Amigável: antes de tomar qualquer atitude, a cobrança amigável pode ser uma boa forma de recebimento. Isso porque por vezes o inadimplemento não ocorreu por má-fé e é possível negociar uma forma que ambas as partes fiquem satisfeitas.

    Notificação extrajudicial: Não havendo sucesso na cobrança amigável, é possível, através de advogado, enviar uma notificação extrajudicial de cobrança, que é uma das formas mais eficazes de demonstrar seriedade na cobrança e abrir espaço para negociação.
    As vantagens são: demonstração de seriedade, redução de custos, maior eficácia e possibilidade de acordos mais vantajosos.

    Ação Judicial: Quando as tentativas extrajudiciais falham, é possível ingressar com uma ação judicial. Essa etapa possibilita que um juiz verifique seu direito de recebimento e intime a parte contrária a pagar, sendo possível, se necessário for, uma execução forçada, com penhora de valores ou bens do devedor para quitar a dívida.

    O que se esperar de uma ação judicial?
    • Reconhecimento da dívida pela Justiça;
    • Determinação de prazos para pagamento;
    • Possibilidade de penhora de bens, contas bancárias ou salários.
    Cuidado com cobranças indevidas ou vexatórias

    Embora o credor tenha o direito de cobrar o que é devido, é fundamental que a cobrança seja feita de forma ética e dentro da lei. Evite práticas como:

    • Exposição pública do devedor;
    • Ameaças ou constrangimentos;
    • Cobranças abusivas ou insistentes.
    Dicas para credores: como evitar problemas com inadimplência
    • Sempre formalize contratos por escrito, detalhando as condições de pagamento e possíveis multas por atraso;
    • Verifique a saúde financeira de clientes ou parceiros antes de fechar negócios;
    • Estabeleça prazos claros e acompanhe o cumprimento dos acordos;
    • Mantenha registros de todas as transações e comunicações com o devedor.

    Até mais, e continue acompanhando nossas dicas.

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